Salve, 2 de março: nossa homenagem aos 76 anos de Paiva Netto

Da Redação | 01/03/2017 às 14h32 - quarta-feira | Atualizado em 22/03/2017 às 12h46
Eduardo Izaias
José de Paiva Netto, presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Trabalhar dia após dia para que a Humanidade conheça e viva o Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho do Divino Mestre, segundo João, 13:34 e 35). Esta é a causa maior de José de Paiva Netto, que completa, nesta quinta-feira, 2 de março, 76 anos de uma vida dedicada ao Cristo Ecumênico, o Excelso Estadista. A data é mais que especial, pois ainda celebra o Dia do Jovem de Boa Vontade.

Há 61 anos, o presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo despertou-se para seu Apostolado. A história muitos já conhecem (e podem relembrar também no artigo "Parece que foi ontem"). Ao longo dessa trajetória, entre as tantas realizações no Bem, queremos destacar nesse post uma em especial: a Sagrada Missão de apresentar, por meio de suas pregações fraternas e ecumênicas, as riquezas do Evangelho-Apocalipse de Jesus às multidões, sempre à luz do Mandamento Novo do Senhor da Terra — grande diferencial na doutrina da Religião do Terceiro Milênio.

Esse empenho em levar a Mensagem do Cristo de Deus às almas transformou, ao longo dessas décadas, a vida de milhares de pessoas. A exemplo da dona Maria das Graças Gomes, de Salvador, BA, que, após 20 anos de tentativas, enfim compreendeu as lições do Livro da Revelação: “Agradeço a Paiva Netto, porque a voz dele foi a primeira que ouvi no rádio falando sobre o Apocalipse de Jesus. Que ele continue com esse trabalho maravilhoso que é o de socorrer pessoas, porque eu me senti socorrida. Eu tive a resposta que procurei por tantos anos e, com certeza absoluta, todas estas mensagens, todas estas pregações, cada programa da rádio servem unicamente para nos ajudar a melhorar como seres humanos. Isso atinge a Razão e o Coração das pessoas indistintamente”.

Seja pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, pela Boa Vontade TV, pelos livros de sucesso ou pelos muitos outros veículos de comunicação onde marcam presença na Internet, as palavras de Paiva Netto renovam a Esperança daqueles que sofrem, fortalecem os que estão caídos e apontam o caminho da verdadeira felicidade aos que se consideram sem rumo. Afinal, as vanguardeiras teses desenvolvidas pelo presidente-pregador da Religião Divina — muitas publicadas na revista Jesus Está Chegando! — sempre preconizam a influência bendita da Espiritualidade Superior e como podemos nos beneficiar dela. Tratam-se de sagrados compêndios que nos preparam para a Volta Triunfal do Filho de Deus. 

Para Maria das Graças, de Embu das Artes, SP, é precioso o conforto que recebe enquanto um ente querido luta contra os vícios das drogas. “O que mais nos deu força e continua fortalecendo é o que o Irmão Paiva ensina: a ter perseverança. Quando ele fala é como se ele estivesse falando direto para nós. Isso dá muito alento”, afirma. A este caso, aliás, somam-se outros incontáveis de feliz desfecho, como do professor que desistiu de suicidar-se após ler um artigo do Líder das Instituições da Boa Vontade.

CORAGEM QUE NÃO ESMORECE

Em 1º de outubro de 1982, Paiva Netto lançou o processo de oficialização da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, e fez o registro dela como pessoa jurídica, em 19 de dezembro de 1983, no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, da cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Com sua notável coragem e ajuda do povo, o Irmão Paiva fundou, em 1989, o Templo da Boa Vontade (TBV), o Templo do Ecumenismo Divino — monumento mais visitado da capital brasileira e uma das Sete Maravilhas de Brasília, DF. Em 1994, no Natal de Jesus, ao lado do Templo da Paz, na presença de mais de 100 mil pessoas, entregou outra grandiosa obra: o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV. E foi em 2007 que criou a inovadora Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista.

André Fernandes

Por ano, mais de 1 milhão de pessoas visitam o local, também escolhido por voto popular uma das Sete Maravilhas de Brasília e, pela FIFA, roteiro oficial da Copa do Mundo de 2014. Na foto, da esquerda para a direita: o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, a sede administrativa, e o Templo da Boa Vontade, que formam o Conjunto Ecumênico da LBV em Brasília.

Além de anos de dedicação em roteiro missionário pelo mundo, o presidente-pregador da Religião Divina expandiu por todo o Brasil e no exterior as Igrejas Ecumênicas da Religião do Terceiro Milênio, onde crianças, jovens e idosos encontram não só o conforto e esclarecimento espiritual, mas também diversas oportunidades permanentes de ação no Bem. Exemplo disso são as cerimônias místicas e reuniões públicas com atividades fraternas do Departamento de Assistência Espiritual (DAE) e da Sala Nair Torres, as Aulas de Moral Ecumênica (AMEs), o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, o Fórum Internacional do Jovem Ecumênico da Boa Vontade de Deus e muito mais!

Todas essas formas de atuação alcançam as diferentes gerações, que encontram motivos para viver a Boa Vontade de Deus. José Lucas de Almeida, 23, de Camaçari, BA, é um dos muitos jovens que foram inspirados pelo exemplo de Paiva Netto. Ele é um Seareiro da Boa Vontade e convida a todos: “Vamos nos espelhar neste modelo e saber que, com esse trabalho, estamos crescendo, evoluindo e beneficiando nossos semelhantes”.

Vivian R. Ferreira

Foto histórica de 2016: O Irmão Paiva comemora seus então 60 anos de trabalho junto com o povo. Na foto, destacam-se os Soldadinhos de Deus, da LBV: Maria Eduarda Paulino (de óculos), 9 anos, de Aguaí, SP; Gilvan Ribeiro Vieira Felix (com faixa do Fórum), 10 anos, do Rio de Janeiro, RJ; Janaína Rocha, 9 anos, do Rio de Janeiro, RJ; Jefferson Elias Gonçalves da Silva, 11 anos, Monte Mor, SP; Leonardo Henrique de Castro Barduzzi (com boné), 9 anos, de Lisboa, Portugal; ; Raíssa Garcia Silva de Oliveira, 11 anos, de São João da Boa Vista, SP; Kauã de Oliveira Vaz, 12 anos, de Poços de Caldas, MG; e Sophia Alonso da Silva, 6 anos, de Campinas, SP.


GRATIDÃO SEM FIM

Tantos têm sido os feitos de Paiva Netto. Seria impossível apresentar todos — os quais renderam-lhe altas condecorações, inclusive. Por isso, apresentamos apenas alguns dos inúmeros motivos que nos levam a homenageá-lo nesta data tão especial e dedicar a nossa mais sincera gratidão. Com suas ações, ele materializa as palavras do Apóstolo Pedro em sua Segunda Epístola, 3:11 e 12, ao se referir ao Retorno Triunfal de Jesus ao planeta Terra: “Vivei em santo procedimento, esperando e apressando a vinda desse Dia do Senhor”.

Salve, 2 de março!