A formação das famílias na atualidade e a segurança no lar

Paula Isabele | 13/05/2014 às 20h18 - terça-feira | Atualizado em 23/03/2017 às 10h41

Você já conseguiu imaginar sua vida sem essa base, constituída por pessoas que te amam, apoiam e compartilham com você a maior parte das experiências e emoções? Seria bem difícil, não é mesmo?

Shutterstock

A família é um alicerce da sociedade, reconhecida por muitos como sua "espinha dorsal" não apenas por desempenhar papel indispensável no desenvolvimento do indivíduo, mas também por ser em seu seio onde estabelecemos os primeiros contatos com o mundo. É neste ambiente que passamos a conviver e a nos relacionar com os nossos semelhantes. O presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, José de Paiva Netto, define a família como "O esteio bendito das Almas em evolução" (Em Paiva Netto e a Proclamação do Novo Mandamento de Jesus. A saga heroica de Alziro Zarur (1914-1979) na Terra, p. 141).

Venha compreender mais sobre a importância da família na Cruzada do Novo Mandamento de Jesus — Reunião da Comunhão com Deus! Neste sábado, às 16h15.

Veja o endereço da Igreja Ecumênica mais próxima de você.

Falar em família é falar de uma das principais estruturas que nos sustentam e nos auxiliam em nossa caminhada. Por isso é tão importante que o aprendizado obtido no lar esteja fundamentado nas lições eternas de Jesus, para que cada integrante saiba como fazer as melhores escolhas para a sua vida, construindo assim, um destino feliz, firmado nos exemplos do Cristo Ecumênico. É indispensável que isso aconteça primeiro em casa, afinal, é na família que são formados os valores que o Ser Humano levará por toda sua trajetória.

Não há dúvidas da importância da família para a Humanidade, um valor que não se reduz ou se altera mesmo diante de diversas transformações sociais e culturais que impactaram também em mudanças nas próprias famílias, a exemplo de sua constituição, que se mostra cada vez mais diversificada.

Garantir harmonia, recursos e que as responsabilidades passem a ser compartilhadas de maneira mais equilibrada se tornou um compromisso de todos os componentes da família. Esse avanço possibilitou que, mesmo em circunstâncias adversas como um abandono ou o desenlace de um ente querido, a união familiar continuasse existindo.

Aos olhos de Deus, o tipo de formação da família não interfere no amparo e na proteção que ela recebe. O saudoso proclamador da Religião do Terceiro Milênio, Alziro Zarur (1914-1979), costumava dizer: “Não há segurança fora de Deus”. Por isso, qual seja a situação ou desafio enfrentado, vemos que fortalecer os laços familiares por meio do diálogo sincero, do respeito mútuo, da oração e de outros hábitos que demonstrem a nossa confiança no Pai Celestial, continua sendo chave de êxito, de verdadeira felicidade.

A respeito do assunto, o escritor Paiva Netto afirma: "É preciso, pois, alertar a Humanidade. Administrar o próprio lar, entidades, empresas e nações é chegar antes. Isto é, com decisão e postura eficaz, procurar antecipar-se aos acontecimentos, evitando dificuldades ou mesmo estabelecendo correção de rumo ante os riscos que se anunciam independentemente de tempo ou lugar" (Livro Jesus, o Profeta Divino, p. 354).

Shutterstock

Firmados nos exemplos do Divino Mestre, aprendemos a identificar se influências que estão à nossa volta são positivas ou não, e passamos a nos defender quando estas não vierem em nosso benefício. Isso é chegar antes dos perigos e proteger a própria família.


Saiba mais: Crianças e acidentes domésticos, artigo do escritor Paiva Netto.


VENHA SER FELIZ NA RELIGIÃO DE DEUS, DO CRISTO E DO ESPÍRITO SANTO!

Jesus escolheu você. Atenda, na Religião do Amor Fraterno, ao divino chamado do Mestre. Compreenda mais sobre a importância da família, participe da Cruzada do Novo Mandamento de Jesus — Reunião da Comunhão com Deus! Neste sábado, às 16h15. Dirija-se à Igreja Ecumênica da Religião Divina mais próxima de você. Para mais informações, ligue: 0300 10 07 940 (custo de uma ligação local mais impostos).